Início

Artigos e Textos

Concertos  Concursos e Audições Escolas e Cursos Partituras  Cds / DVDs / Livros Sobre o portal Contato

  • Entrevista com Guerra Peixe

    César Guerra-Peixe (1914-1993) foi um dos mais ativos compositores brasileiros da geração imediatamente posterior a Villa-Lobos. Artista de espírito irrequieto, começou compor música  popular, tocando violino em orquestras de cinema mudo em Petrópolis, e depois no Rio de Janeiro em bares e cafés. Iniciando estudos de música para se aperfeiçoar, acaba se tornando aluno do alemão Hans-Joachim Koellreutter, que o introduziu na técnica dodecafônica, e passou a compor música usando esta técnica.

    Em 1949, Guerra-Peixe abandonou o dodecafonismo e se "converteu" à corrente nacionalista de composição, até ir pouco a pouco, a partir dos anos 60, desenvolvendo uma linguagem composicional própria, moderna e politonal, mas sem deixar de lado nunca o elemento brasileiro em suas obras, absorvido principalmente no tempo em que trabalhou como arranjador na Rádio Jornal em Recife no final dos anos 40, quando teve intenso contato com ritmos folclóricos nordestinos.

    Versátil, Guerra Peixe também era arranjador, tendo escrito muitos arranjos para música popular, músicas para filmes e para a TV.

    Lauro Gomes produziu uma entrevista com Guerra-Peixe na Rádio MEC. Você pode ouvir a entrevista completa abaixo:

     


    César Guerra Peixe



     


    VOLTAR PARA O ÍNDICE DE TEXTOS

     
     
     
     

 

        

 

Copyright 2015 - MúsicaClássicaBrasileira.com.br