Início

Artigos e Textos

Concertos  Concursos e Audições Escolas e Cursos Partituras  Cds / DVDs / Livros Sobre o portal Contato
 
Cds, Dvds e Livros
Heitor Villa Lobos - Choros nº 8 e 9
Cd gravado em 1985 pelo selo Naxos, com a Orquestra Filarmônica de Hong Kong, sob a regência do maestro americano Kenneth Schermerhorn (1929-2005). Sem dúvida, a melhor gravação já realizada até hoje destes dois choros menos conhecidos do mestre brasileiro. A nitidez de cada naipe na gravação é impressionante. Schermerhorn captou com perfeição as intenções do compositor, fazendo a orquestra reproduzir com total fidelidade os intrincados ritmos bárbaros do Choros n.8 e a exótica beleza harmônica do Choros n.9.  Um Cd obrigatório na prateleira dos amantes da música de Villa-Lobos.
Toscanini: All-American Francisco Mignone - Festa das Igrejas - Toscanini
Uma das mais poderosas obras sinfônicas de Francisco Mignone, a suíte Festa das Igrejas foi gravada em 1944 nos Estados Unidos pelo genial maestro italiano Arturo Toscanini, um dos mais famosos regentes da primeira metade do século XX. Com a Orquestra Sinfônica da NBC. O Cd também traz obras de George Gershwin, Morton Gould e outros compositores norte-americanos.
Carlos Gomes - A Noite do Castelo
Primeira ópera de Carlos Gomes, considerada também a primeira ópera genuinamente brasileira cantada em português. Esta é a única gravação integral disponivel comercialmente até o momento. O Cd utiliza o áudio da gravação ao vivo feita em Campinas em 1978, durante a apresentação da ópera. A qualidade do áudio no Cd não é das melhores, mas vale principalmente pela importância histórica desta ópera na carreira de Carlos Gomes, e pela raridade com que é apresentada. Com Benito Juarez regendo a Orquestra Sinfônica de Campinas, Coral da Unicamp & Coral da USP. Os cantores são José Dainese, Alcides Acosta, Luis Tenaglia, Lucia Pessagno, Niza de Castro Tank, Fernando J.C. Duarle e José A. Marsono.
Alberto Nepomuceno - Sinfonia em Sol Menor
Uma das principais obras de Nepomuceno para o repertório sinfônico, foi composta em Berlim por volta de 1893 e revela forte influência de Brahms, Wagner e Tchaikovsky. Uma obra prima do período romântico de nossa música erudita, a Sinfonia em Sol Menor foi composta em quatro movimentos, formato tradicional nas sinfonias dos compositores europeus da época. Apesar de não trazer elementos musicais explícitamente brasileiros, todo o lirismo típico da brasilidade de Nepomuceno é flagrante em várias partes da sinfonia (por exemplo, na plangente nostalgia do segundo movimento), assim como a orquestração com elementos bem característicos desse grande compositor cearense. Infelizmente pouco executada e menos ainda gravada, uma das melhores versões da sinfonia registrada em áudio ainda é a que o maestro Edoardo de Guarnieri regeu em 1959, à frente da Orquestra Sinfônica Brasileira, numa gravação para o selo Festa, realizada ao vivo no Teatro Municipal de São Paulo. Você pode obter esta gravação clicando aqui.  
 

Copyright 2015 - 2016  MúsicaClássicaBrasileira.com.br